Porque minha bateria de carro está superaquecendo ou fervendo?

PORQUE MINHA BATERIA DE CARRO ESTA SUPERAQUECENDO OU FERVENDO

Se a bateria do carro está superaquecendo ou fervendo, já sabemos: problema à vista. E isto está muito relacionado com possíveis manutenções não em dia, ou até mesmo, má qualidade da bateria. Entretanto, acompanhe o texto para entender melhor o que acontece nestas situações.

Bateria de carro está superaquecendo ou fervendo – Qual o motivo?

Quando uma bateria de carro está superaquecendo ou fervendo, a primeira coisa que pensamos é que tudo pode pegar fogo. E realmente, isso pode acontecer caso algumas medidas de segurança não estejam em dia, assim como a manutenção do equipamento.

Entretanto, é importante entender que o principal motivo de uma bateria superaquecer, é o fato de que o alternador do produto não está agindo como deve agir. O alternador, nada mais é do que a peça responsável pela geração de corrente alternada, gerando energia para todo o veículo.

Assim sendo, quando este mesmo alternador começa a apontar falhas, ele poderá fornecer energia extra para a bateria, o que acaba causando o que conhecemos por superaquecimento ou fervura.

Este calor extra gerado pode causar uma ebulição de todo o ácido líquido presente no interior da bateria, que, por sua vez, entra em estado gasoso e pode causar diversos tipos de acidentes, incluindo a chance de pegar fogo.

Outro motivo muito aparente quando a bateria de carro está superaquecendo ou fervendo, é o fator de sobrecarga. Ou seja, quando há uma sobrecarga muito grande neste produto e muitos itens do carro estão sendo usados ao mesmo tempo, um superaquecimento também pode acontecer. Infelizmente, é normal isto acontecer inclusive em baterias de renome.

Como evitar o superaquecimento ou fervura da bateria?

A primeira coisa que você deve fazer para evitar o superaquecimento ou fervura da bateria é manter uma manutenção sempre em dia. Ou seja, levar o seu carro ao mecânico elétrico de sua confiança para fazer as checagens padrões de dia a dia e ver se está tudo bem.

Por mais que isso pareça banal, ter um carro não é somente dirigi-lo. Você precisa cuidar dele sob diversos aspectos, e este é um deles. Afinal, prevenir é sempre melhor que remediar, não é mesmo?

Além destas manutenções frequentes e em dia, você pode optar por adquirir produtos de melhor qualidade. Seu mecânico poderá indicar as melhores marcas de bateria para que você instale no seu carro. Como falamos anteriormente, este problema pode acontecer com qualquer bateria, mas ter uma de qualidade já minimiza (e muito) a chance de imprevistos.

Outro fator importante é checar toda a parte eletrônica do carro. Como o superaquecimento da bateria pode ser causado inclusive pelo excesso de uso, muitas vezes acabamos nem percebendo esta demanda durante a utilização. Por isso, fazer as medições de energia rotineiras pode ser muito útil no sentido de evitar e corrigir desvios ou cargas em excesso que possam estar ocorrendo.

Alguns carros mais tecnológicos poderão, inclusive, indicar no painel ou computador de bordo qualquer tipo de alteração neste sentido. Mas, caso isso não aconteça ou não é o seu caso, a melhor maneira é de fato, estar em dia com a manutenção e revisão.

Cuidado com o vapor

Uma bateria vem selada de fábrica, o que ajuda na preservação dos componentes em todos os sentidos. No entanto, este mesmo procedimento pode ser responsável pelas explosões de energia, pois como a pressão da sobrecarga pode ser muito grande sob este componente, a força feita para romper pode ser enorme.

Por isso, quando estiver verificando este tipo de situação, sempre use materiais de proteção para que acidentes não ocorram.

Agora que você entendeu alguns motivos pelos quais a sua bateria de carro está superaquecendo ou fervendo, não hesite em procurar profissionais e manter o seu carro em dia.

Sobre Nós

Desde sua fundação em 2009, nós da Kleber Baterias atuamos em parceria com as melhores marcas de baterias do mercado. Atendemos toda região de Campinas/SP e Leme/SP.

Siga nossa Página

Dicas Recentes

Confira mais Dicas: