Quais os Cuidados com a Bateria Automotiva

Baterias para carro Como escolher a melhor

No mundo automotivo, a tecnologia vem crescendo cada vez mais rápido, e com isso, um item que ganha cada vez mais importância é a bateria! Antigamente, as baterias automotivas, tinham como principal função, gerar um impulso inicial no motor de partida, porém, nos dias atuais possuímos tantas funções tecnológicas nos automóveis, que a necessidade de uma bateria saudável e de qualidade, fica cada vez mais evidente. Para garantir o bom funcionamento de tantas funções tecnológicas, é necessário ter alguns cuidados com a bateria automotiva, e abaixo temos algumas dicas de como manter ela saudável e ampliar sua durabilidade.

Ícone de bateria no painel do carro

O ícone de bateria no painel do veículo informa que há algum problema com a sua bateria, mas não necessariamente que ela precisará ser substituída, caso isso ocorra você poderá:

  • Verificar o alternador do carro para ver se ele está funcionando corretamente.
  • Verificar as conexões da bateria automotiva, elas podem sofrer por conta do zinabre, uma reação química que apresenta um pó esverdeado, que é o resultado da oxidação do cobre ou latão, e pode afetar a passagem da corrente elétrica. Neste caso, você mesmo poderá limpar, veja como;

Com o veículo desligado, você irá misturar bicarbonato de sódio com água, e com um pincel, passar somente no local que contém o zinabre. Após isso, utilize água para retirar a espuma e um pano para secar

Veículo parado

Um dos perigos para a vida útil de sua bateria, é deixar o carro parado por longos períodos, pois manter o carro desligado por muito tempo, faz com que a sua bateria descarregue, ocasionando o desgaste das células. O ideal é manter o carro ativo de tempos em tempos. Sendo assim, se você ligar o carro por pelo menos dez minutos por dia em marcha lenta, já é o suficiente para que a bateria se mantenha saudável por mais tempo!

Se precisar se ausentar por um período longo, impossibilitando executar a dica acima, é recomendado desconectar a bateria para evitar que ela forneça energia para os componentes elétricos do carro. Mas atenção: é muito importante verificar se o veículo possui algum impedimento para efetuar tal procedimento, pois alguns carros não podem simplesmente ter a sua bateria desconectada! Consulte seu manual ou entre em contato com uma loja especializada.

Bateria descarregada

Se a bateria do seu carro descarregar, você deverá procurar uma loja especializada para efetuar a troca e também se certificar que nenhum outro componente do carro está danificando-a.

Bateria fraca

Se o seu veículo apresentar os problemas abaixo procure uma loja especializada ou um eletricista:

  • Faróis com baixa intensidade
  • Painel com visores apagados
  • Veículo com dificuldade para dar partida, obrigando o condutor a girar a chave muitas vezes.
  • Problemas com fecho centralizado

Multimídia

No processo de fabricação dos Automóveis, os componentes do veículo já saem com o balanço energético calibrado corretamente para ca um deles, mas é comum que novos recursos e alterações sejam realizadas com o tempo, por exemplo o Som Automotivo. O correto, é tomar conhecimento das especificações desses novos recursos no veículo, juntamente com a Bateria utilizada, confira “Como escolher a melhor Bateria Automotiva“, é muito importante checar a amperagem necessária para manter o bom funcionamento energético de cada componente.

Seja qual for a sua necessidade, nós da Kleber Baterias podemos ajudar! Possuímos uma linha completa de Baterias Automotivas, com as melhores marcas do mercado, Garantia e profissionais qualificados para ajudar você a escolher o modelo correto para suas aplicações.

Entre em contato conosco.

Sobre Nós

Desde sua fundação em 2009, nós da Kleber Baterias atuamos em parceria com as melhores marcas de baterias do mercado. Atendemos toda região de Campinas/SP e Leme/SP.

Siga nossa Página

Dicas Recentes

Confira mais Dicas: