Baterias para carros com sistema start/stop são diferentes?

Baterias para carros com sistema start-stop sao diferentes Kleber Baterias

As baterias para carros com sistema start/stop são diferentes e requerem atenção especial para garantir uma sustentação qualificada e eficiente.

Afinal de contas, antes da revolução tecnológica no mercado automotivo, todas as baterias possuíam apenas o objetivo de sustentar pequenos sistemas, como o de vidros elétricos e ar-condicionado, além de estarem atrelados à partida do carro.

Porém, com o passar do tempo todos nós nos deparamos com necessidades mais específicas e aparatos mais robustos em diversos veículos. E assim, a necessidade de cargas mais potentes de energia foi crescendo, a fim de dar conta de tantas ferramentas e funcionalidades.

A partir disso, podemos nos deparar com dois tipos de baterias responsáveis por proporcionar o suporte necessário para carros com sistema start/stop. E é exatamente sobre estas baterias que discutiremos em nosso artigo de hoje. Acompanhe a seguir.

Baterias para carros com sistema start/stop são diferentes?

Como respondemos anteriormente, sim, as baterias para carros com sistema start/stop são diferentes, afinal, precisam suprir necessidades específicas. São elas:

1 – Start/Stop simples

Neste sistema em específico, a bateria é responsável por sustentar toda a parte elétrica do carro quando o mesmo está parado (em semáforos, por exemplo) e o mesmo desliga.

No momento em que a embreagem é acionada pelo motorista, é dada a partida no veículo. E isso acontece de forma automática, rápida e muito silenciosa. Sendo que o objetivo deste sistema é promover economia no consumo do combustível, além de causar menos impacto ao meio ambiente.

Dessa maneira, as baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery / Baterias Convencionais Melhoradas) são as mais indicadas para carros que possuem o sistema start/stop simples.

Vale lembrar que este tipo de bateria nada mais é do que uma evolução das baterias SLI convencionais, e por essa razão são utilizadas em veículos que necessitam de cargas rápidas, afinal, o mesmo terá que dar várias partidas no decorrer de um mesmo caminho.

Para quem é indicada?

Contudo, esta tecnologia é ideal tanto para carros de passeios, como para carros de profissionais, como taxistas e motoristas de Uber .

2 – Sistema mais avançado

Para sistemas mais avançados, a bateria do modelo AGM (Absorbent Glass Mat/ Manta de Vidro Absorvido). A mesma possui placas de chumbos que não são mergulhadas em uma solução ácida, uma vez que possui um sistema com mantas de lã de vidro, que são responsáveis por absorver essa substância aquosa.

Por essa razão, este tipo de bateria contém uma maior eficiência energética quando há ciclos mais profundos de descarga.

Para quem é indicada?

Esta bateria é indicada para veículos e motocicletas que apresentem componentes mais robustos e sofisticados. Por exemplo, freio regenerativo e turbo eletrônico, que necessitam de um produto capaz de resistir a ciclos mais profundos.

Além disso, a capacidade de recarga precisa ser mais otimizada, a fim de atender a todas as necessidades dos automóveis em questão.

Garanta a bateria correta para o seu veículo

As baterias para carros com sistema start/stop são diferentes das demais, uma vez que precisam atender a uma demanda específica. Desse modo, é essencial que você adquira o modelo ideal para o sistema do seu veículo, a fim de manter a segurança e a funcionalidade do mesmo.

Se precisar de qualquer auxílio para adquirir a melhor opção para você, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar! Estamos à disposição.

Sobre Nós

Desde sua fundação em 2009, nós da Kleber Baterias atuamos em parceria com as melhores marcas de baterias do mercado. Atendemos toda região de Campinas/SP e Leme/SP.

Siga nossa Página

Dicas Recentes

Confira mais Dicas: