Como conseguir a CNH digital em todo Brasil

Como conseguir a CNH digital

Como conseguir a CNH digital? Saiba que o Brasil deu um passo muito importante na flexibilização deste documento. Para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma digital, tudo que você precisa fazer é ter um smartphone compatível com o aplicativo. Ou seja, este recurso permite que você ande de carro somente com o celular. Entretanto, alguns critérios são adotados e você precisa seguir um passo a passo para ter a sua. Acompanhe para entender.

Como conseguir a CNH digital?

Como falamos anteriormente, ter uma CNH digital é o primeiro passo para que você tenha flexibilidade com o documento. Este é um procedimento que poderá possibilitar as saídas de carro somente com seu smartphone. Ou seja, sem o uso do papel, como é hoje em dia.

Entretanto, nem todos os cidadãos estão habilitados para ter este documento e nem todos os smartphones são compatíveis. Ou seja, é um benefício por enquanto para alguns e que, mesmo assim, devem se atentar para alguns critérios. Acompanhe.

Quem pode ter a CNH digital?

A CNH digital pode ser um documento válido para todos os brasileiros que o emitiram a partir de Maio de 2017. Ou seja, carteiras de habilitação emitidas antes deste período, não são compatíveis com o aplicativo. Por um motivo muito simples: tecnologia embarcada.

As carteiras emitidas antes de Maio de 2017, não possuem o QR Code para leitura dos agentes de trânsito. E é com este QR code que, inclusive na versão digital, as autoridades poderão verificar e confirmar sua autenticidade.

Assim sendo, se a sua carteira foi emitida antes deste período, você tem duas alternativas para conseguir uma nova e já com o QR Code embutido. A primeira alternativa é a renovação. Ou seja, você poderá esperar para que o período útil dela vença e, posteriormente, renová-la. A nova já virá atualizada. E a segunda alternativa, é solicitar uma nova no DETRAN mais próximo da sua casa. Porém, você deverá desembolsar o valor das taxas de emissão.

Como faço para baixar a CNH digital?

Para ter a CNH digital, como mencionamos, tudo que você precisa fazer é instalar o aplicativo CNH Digital. É importante lembrar que, pelo menos por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para os aparelhos Android. Ou seja, se você tiver um iPhone, por exemplo, não poderá baixar.

Assim sendo, para baixar o app, basta acessar a Play Store no seu celular, buscar pelo termo “CNH Digital” e fazer a instalação. Depois de instalar, é importante seguir os passos da autenticação. Pois somente assim ela estará definitivamente ativa. Acompanhe.

Como autenticar a CNH Digital?

Para fazer a autenticação da sua CNH Digital, você precisará primeiramente ir ao DETRAN mais próximo da sua casa e solicitar o certificado digital para emissão. Após isso, siga os passos abaixo:

1- Após conseguir o seu certificado digital, basta acessar a página do DENATRAN.

2- Vá na aba de “cadastro” e preencha os seus dados completos, como CPF, data de nascimento, nome, e-mail, etc. Quando tudo estiver preenchido, clique em “cadastrar”.

3- Feito isso, procure pela aba de “Código de Ativação”. Este processo servirá para conectar a sua autenticação com o seu celular. Este código de ativação, você deverá colocar no aplicativo baixado assim que ele for aberto.

Basicamente, com estes três simples passos, você terá acesso a CNH digital de forma prática e eficiente. Vale lembrar que esta função do documento é altamente segura e facilitará muito o processo de conferências por agentes de trânsito.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que, se por acaso o seu smartphone for roubado, você poderá bloquear o documento facilmente pelo site do DENATRAN. Ou seja, é muito menos incômodo para resolver, se comparado ao roubo de um documento de forma física. Agora que você já entendeu como conseguir a CNH digital em qualquer lugar do Brasil, veja se você se enquadra nos requisitos e boa sorte.

Sobre Nós

Desde sua fundação em 2009, nós da Kleber Baterias atuamos em parceria com as melhores marcas de baterias do mercado. Atendemos toda região de Campinas/SP e Leme/SP.

Siga nossa Página

Dicas Recentes

Confira mais Dicas: