Diferenças entre Baterias Automotivas e Estacionárias

Diferenças entre Baterias Automotivas e Estacionárias

Você sabe quais são as diferenças entre baterias automotivas e estacionárias? Conhece as características de cada uma delas? Não? Então você precisa acompanhar o nosso guia de hoje.

É muito comum as pessoas confundirem estes dois tipos de baterias, uma vez que a construção das mesmas, de maneira ampla, é muito parecida. Porém, ambas trabalham de maneira diferente, entregando resultados distintos.

Portanto, acompanhe a seguir a diferenciação entre estes dois tipos de baterias e aprenda a como utilizar cada uma delas da melhor maneira possível.

Diferenças entre baterias automotivas e estacionárias

Apesar de haver muitas semelhanças, de maneira geral, as baterias automotivas e estacionárias apresentam características bastante distintas. Desse modo, cada uma possui as suas recomendações de uso, gerando os resultados e desempenhos que de fato esperamos.

Em nossa tabela a seguir você poderá ter uma visão maior das diferenças entre baterias automotivas e estacionárias:

Características das baterias automotivas e estacionárias

Baterias Automotivas Baterias Estacionárias
Constituída de muitas placas em paralelo, apresentando uma espessura mais fina. Sendo capaz de fornecer uma grande corrente por um curto período de tempo. Ex.: A partida de um carro.Possui uma espessura maior e é utilizada em aplicações de períodos mais extensos, com descargas bem mais profundas.
Não pode ser utilizada em longos períodos de descargas.Podem ser utilizadas em longos períodos de descarga sem sofrer impactos expressivos que as desgastem.
Apresenta pólos do tipo cônico.Apresenta terminais tipo parafuso e porca.
Nem sempre precisam da certificação da ANATEL.Precisam sempre de certificação da ANATEL.
Desenvolvidas para não descarregar mais de 5% de sua capacidade.Podem descarregar até 80% de sua capacidade.
A tensão usual é de até 12V/ elemento.A tensão usual é de até 1,2V/ elemento.
Recarga enquanto há uso do veículo. Menor vida útil devido a sua construção com materiais menos resistentes, quando comparados à estacionária.— Maior vida útil devido a sua construção que é feita a partir de materiais mais nobres.

Posso usar as duas baterias para os mesmos fins?

A partir da diferenciação detalhada que trouxemos, fica-nos claro o quão importante é sabermos a real finalidade de uso do produto. Afinal, com tantas características diferentes, as baterias não devem ser utilizadas para os mesmos fins. Cada uma foi projetada para entregar resultados pertinentes para fins específicos. Uma vez que:

  • A bateria automotiva: Deve ser utilizada como fonte de corrente elétrica para curtos períodos, a fim de gerar um desempenho de qualidade para o veículo. É o que ocorre na partida de um carro, por exemplo, que é rápida e exige uma carga elevada neste período. Portanto, baterias automotivas devem ser utilizadas em automóveis. E ainda: é importante adquirir a bateria correta para manter um bom desempenho do veículo.
  • As baterias estacionárias: Enquanto que a bateria estacionária é indicada para diversos tipos de aplicações. Porém, podemos considerar que a sua maior utilidade é no uso em sistemas de energia solar, ou seja, com o armazenamento feito em placas solares. Não sendo a opção mais interessante para o uso em veículos. Além disso, esta bateria é indicada para o uso em sistemas de som, no-breaks, iluminação de emergência e quaisquer outros tipos de aplicações que necessitem de uma corrente moderada por muito mais tempo.

Precisa de ajuda para encontrar a bateria perfeita?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual a melhor bateria para as suas necessidades específicas, entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar da melhor forma possível.

Estamos à sua disposição para apresentar a melhor alternativa que você precisa para ter a fonte de energia perfeita. Contate-nos e converse com os nossos especialistas no assunto!

Sobre Nós

Desde sua fundação em 2009, nós da Kleber Baterias atuamos em parceria com as melhores marcas de baterias do mercado. Atendemos toda região de Campinas/SP e Leme/SP.

Siga nossa Página

Dicas Recentes

Confira mais Dicas: